quinta-feira, 22 de abril de 2010

Disseminando idéias.

A cada dia nos deparamos com novos meios de divulgação. E agradeço muito às mentes brilhantes daqueles que os criam. Somos bombardeados por propagandas todos os dias, seja indo para o trabalho, para a faculdade, em casa, na internet... Qualquer lugar que você vá, os danados estão lá. Fazendo seus olhos brilharem (ou não) com perfumes, roupas, eletrônicos... Deve-se sempre inovar, pois com esse bombardeio, já estamos saturados, e chamar a atenção de um público que está de saco cheio é dificil!

Uma maneira que vem ganhando fama são os flash mobs. Flash o quê? Explico. São uma espécie de reuniões, aglomerações instantâneas de pessoas que geralmente ocorrem em locais públicos previamente marcadas. E que se dispersam com a mesma facilidade que se atraem. Beleza, mas pra quê um tanto de gente vai se encontrar no meio da rua? Pra qualquer coisa! Mas sem violência. Todos estão ali com o mesmo propósito.

O Zombie Walk é um exemplo. Em São Paulo, todos os anos no dia 02 de novembro as pessoas se vestem caracterizadas como zumbis, andando e agindo como tal. Também tem o Zombie Walk em BH, mas não sei se há uma data certa para o evento.
Não quer se vestir de zumbi? Então vamos para uma festa no metrô. Geralmente essa festa acontece nos horários de rush de grandes cidades metropolitanas, o que deixa a maioria das pessoas que estão voltando do trabalho sem lá muita vontade de festejar. Porém, a idéia é exatamente essa; descontrair quem chega estressado da rotina.
Tem tanta coisa legal. Fazer bolhas de sabão ou guerra de traveseiro na 5th Avenue.

Muitas empresas e organizações viram uma ótima oportunidade e já estão utilizando essa nova tendência. Uma loja de moda H&M lançou o mob para uma linha infanto-juvenil. 55 crianças pararam a Union Square em São Francisco. Uma gracinha! Assiste o vídeo aê:

http://www.youtube.com/watch?v=FqTEkVR2ZeU&feature=player_embedded

E essas reuniões podem ser mais que meras brincadeiras, podem ser usadas para protestos. Após um atentado terrorista metroviários em 11 de março de 2004 na Espanha, várias pessoas enviaram mensagens de celular pedindo que dois dias depois elas se reunissem para uma mobilização em favor dos mortos pelo ataque. Em cada mensagem havia a palavra "pásalo"(repasse, em espanhol) e assim, o dia 13 de março de 2004 ficou conhecido como "La rebelion de los SMS". Os mobs viraram uma boa opção de protesto em países onde há represão às revoltas do povo.

No final do ano passado, em 11 de setembro, teve o maior Flash Mb da hisória. Ao reunir 21 mil pessoas para dançarem uma coreografia de sua música "I Gotta a Feeling", na comemoração da 24o. temporada do programa da Oprah, o grupo Black Eyed Peas quebrou o recorde em plena Avenida Michigan em Chigado. A própria Oprah não sabia de nada e ficou impressionada com a ação. Ficou SENSACIONAL!

http://www.youtube.com/watch?v=CttB6FmMgT4

Nenhum comentário:

Postar um comentário